samedi 12 juillet 2008

Imagens HDR

Estou estudando diversos temas, técnicas e teorias que, espera-se, ajudem na composição final do trabalho de doutorado. Alguns chatos... outros bacanas... e alguns bem bacanas.

Uma das técnicas que acabei descobrindo (apesar de bem velha) é a composição de várias imagens, com tempos de exposição distintos, em uma única imagem, aumentando a gama de cores possíveis. Resumindo, ajuda para que, numa mesma foto, áreas claras e escuras consigam ser capturadas e apresentadas numa única foto. Esta técnica é chamada de High Dynamic Range Imaging (ou HDR).

Ainda estou tentando entender todos os detalhes desses trabalhos mas os resultados costumam produzir imagens interessantes.

Alguns amigos já conseguiram fazer fotos bem legais com essa técnica, por exemplo esta foto.

Ainda estou tentando mas aqui vai uma:

7 commentaires:

Charlie a dit…

Nooooossa... não vi nenhuma diferença!!! Hehehe... acho q não tenho sensibilidade artística...

Abraços!!

Bilica a dit…

Pois é.... nem eu!

Quem sabe mais pro fim do doutorado as fotos melhoram...

Anonyme a dit…

Provavelmente vc já fez isso, mas da uma procurada por HDR no flickr: http://flickr.com/search/?w=all&q=HDR&m=tags tem muita foto que a diferença fica muito mais que evidente (p/ nao dizer bem artificial)... p/ falar a verdade não sou nada fã de hdr, mas algumas fotos ficam bem interessantes

Bilica a dit…

Valeu Galmeida :)

A nossa desculpa pra usar esse tipo de recurso aqui é pra aumentar o range de cores por canal (de 8 pra 32 bits). Com esse range maior, conseguimos mais informação para tentar extrair outras informações que estão implícitas na foto. Espero que dê certo :)

fátima a dit…

estou com saudades das novidades e de vocês... Bjs, Fátima

Anonyme a dit…

estou com saudades das novidades e de vocês... Bjs, Fátima

Anonyme a dit…

Descobri há poucas horas o blog, através do blog do Roberto e da Dé, e por coincidência tive o prazer de conhecer a Mayara e o Julian num churrasco, há uns 2/3 meses.

Voltarei mais vezes aqui ;)